Nestlé lança Universidade Corporativa com cursos reconhecidos pelo MEC

Nestlé Faz Bem

Cursos de graduação e pós-graduação são desenvolvidos em parceria com o Centro Universitário Internacional Uninter; primeiras turmas são para a área de Supply Chain

São Paulo, 19 de março de 2020 - Foi lançada em março a Universidade Corporativa Nestlé, a primeira do país em parceria com uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, que oferecerá cursos de graduação e de pós-graduação aos funcionários da companhia. Nessa primeira etapa, os cursos são dirigidos à área de Supply Chain, com 30 alunos inscritos: 15 deles na graduação, no Centro de Distribuição de Cordeirópolis, no interior paulista, onde foi instalada uma sala de treinamento com toda a estrutura tecnológica, e 15 na pós-graduação, na Sede da Nestlé, em São Paulo. “A iniciativa é um importante passo para a capacitação e a formação dos colaboradores, pois, mais do que treinamento, a empresa prepara a equipe para o futuro e para o mercado de trabalho”, diz Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

A solução mescla a experiência da Uninter em universidades corporativas, a metodologia de cursos online e o conhecimento da Nestlé na área em questão, explorando toda a inteligência e visão global do negócio. São 34 multiplicadores da companhia envolvidos na geração de conteúdo, aulas e mentoria, que passaram por workshops da Uninter (mais de 40 professores envolvidos) para terem os certificados necessários para desempenharem o papel.

O modelo criado é inovador na área de treinamento e desenvolvimento. A Uninter vai oferecer os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, com diplomas e certificados reconhecidos em todo o território nacional, elaborando em conjunto com a Nestlé as atividades práticas a serem desenvolvidas por multiplicadores e alunos em seu ambiente de trabalho. “Essa é uma vitória importante, fruto de uma ideia arrojada que deu certo. Equipes qualificadas, com foco no nosso negócio, performam melhor. E nossos multiplicadores são os melhores especialistas no nosso negócio”, afirma Marcelo Nascimento, vice-presidente de Supply Chain da Nestlé Brasil.

Desde o início a ideia era ter uma universidade dentro da empresa em parceria com uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. “Fizemos várias reuniões com universidades e o próprio Ministério até chegar ao modelo que mescla o online da Uninter, oferecido na plataforma própria, e as atividades práticas presenciais com os nossos gestores, que são os especialistas no nosso negócio, na nossa cultura, inseridos nos processos e desafios das tomadas de decisão, ou seja, os mais indicados para transferir conhecimento aos colaboradores”, comemora Priscylla Haddad, Head de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de Talentos da Nestlé Brasil.

Foram 121 candidatos que passaram por um vestibular desenvolvido pela Uninter, no início de fevereiro. Como condição para se inscrever, deveriam ter no mínimo seis meses de empresa e apresentar boa performance. No total, a graduação terá duração de dois anos e a pós-graduação de um ano.

Ao final, os alunos deverão desenvolver um trabalho de conclusão de curso voltado ao negócio da Nestlé. Esse é outro diferencial porque além de apresentar um TCC com foco na realidade da companhia, os dois melhores projetos em cada turma serão executados na Nestlé sob a liderança do próprio aluno, independentemente da posição que ele ocupa. Para os que não foram aprovados no curso inaugural a Nestlé criou a Trilha de Treinamento de Supply Chain, com todos os conteúdos ministrados nas aulas disponíveis, incluindo materiais e vídeos.

Parceria

A Uninter possui projetos pedagógicos de cursos na modalidade a distância que contemplam a realização de práticas (como projetos, PBLs, estudos de caso e portfólios), o que demandou que fossem adaptados para a realidade da Nestlé, criando metodologias e estruturas suficientes para unir conteúdo acadêmico e a participação dos especialistas da companhia. “Recebemos o desafio da Nestlé de desenvolver uma universidade corporativa em que os alunos pudessem receber diplomas e certificados reconhecidos pelo MEC, e penso que isso foi possível porque soubemos compreender as necessidades e a importância desse pedido”, conta Marco Antonio Eleuterio, CEO do Grupo Uninter.

“Para a Uninter, a implementação de universidades in company em grandes empresas é um novo momento no qual duas organizações unem as suas competências para que os colaboradores encontrem a melhor formação superior possível, que soma o ensino de qualidade da IES com o ambiente profissional, onde eles poderão desenvolver e aplicar seus conhecimentos no dia a dia. E, ainda, certamente esses alunos terão maiores oportunidades dentro da própria companhia”, menciona o Prof. Benhur Gaio, Reitor da Uninter.

Já está em desenvolvimento o curso de pós-graduação para outras áreas, com o objetivo de formar mais de 500 pessoas em cinco anos. Para a área de vendas, como a equipe está presente em todo o País, o modelo vai abranger aulas via web conferência pelos gestores da Nestlé na plataforma própria e aulas presenciais nos mais de 700 Polos de Apoio Presencial da Uninter pelo Brasil. Outras áreas com cursos no horizonte são Técnica (Indústria 4.0), Transformação Digital e NHS – Nestlé Health Science.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre a Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade.